Sexta, 18 Abr 2014
Você está aqui:
Jornal Correio da Semana 94 Anos
Contabilistas homenageados na Câmara Municipal de Sobral PDF Imprimir E-mail
Latest
Escrito por Administrator   
Qua, 16 de Abril de 2014 01:44

Os vereadores de Sobral estiveram terça-feira (07), homenageando alguns contabilistas pelo transcurso do Dia do Contabilista. A sessão foi presidida pelo Presidente em Exercício, Vereador Vicente de Paulo Albuquerque(Paulão). O autor da Menção Honrosa foi o vereador José Crisóstomo Barroso Ibiapina(Zezão). O evento contou com a presença dos familiares e amigos dos homenageados. O Vigário Geral da Diocese de Sobral, Pe. Gonçalo de Pinho Gomes, ressaltou a importância dos contadores para a sociedade. Dentre os homenageados estavam:
- Cesário Apoliano Gomes (Fiel Contabilidade); 
- José Valdenir Coelho (Valdenir Coelho Contabilidade); 
- José Nilson Farias de Sousa (JN Contabilidade);
-Raimundo Nonato Dias Gomes (Dias Gomes Contabilidade);
- Pedro Ribeiro da Silva (Pedro Ribeiro Contabilidade)

 

 
Prefeitura empossa 53 novos servidores do SAAE, aprovados em concursto PDF Imprimir E-mail
Latest
Escrito por Administrator   
Qua, 16 de Abril de 2014 01:43


A Prefeitura empossou, na terça-feira, 8 de abril, 53 novos servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE), aprovados em Concurso Público, realizado pelo Município em outubro de 2013. São 26 Assistentes de Operações (Operador de Sistema de Água, Esgoto e Rede) e 27 Auxiliares de Serviços Gerais.
Segundo o Diretor Presidente do SAAE, Silvestre Coelho, os demais candidatos aprovados devem ser empossados até o mês de maio. “Com o Concurso Público realizado pela Prefeitura, o SAAE deverá melhorar a capacidade de atendimento à população”, afirma Silvestre Coelho.

 

 
A SEDIÇÃO DE JUAZEIRO PDF Imprimir E-mail
Deputado Teodoro Soares
Escrito por Administrator   
Qua, 16 de Abril de 2014 01:41


Este ano completa o centenário do episódio conhecido como Sedição de Juazeiro – uma reação do povo da cidade à invasão da Terra da Mãe das Dores por forças governistas do então presidente do Estado, coronel Franco Rabelo, as quais foram milagrosamente rechaçadas sob o comando do deputado Floro Bartolomeu da Costa e estímulo do já então respeitável guia espiritual dos sertanejos, o padre Cícero Romão Batista.
Ninguém que se depara com os episódios do Juazeiro consegue ficar indiferente, sobretudo quanto à questão política e militar iniciada em 1912, quando, após acordo das lideranças políticas locais, a oligarquia comandada pelo coronel Antônio Pinto Nogueira Acioly passou o governo do Estado ao jovem coronel Marcos Franco Rabelo. Desde o começo do governo, o positivista Franco Rabelo tratou padre Cícero com desdém, como se ele fosse um embusteiro, uma pessoa intelectualmente desqualificada e não merecedora do devido respeito. E, em dezembro de 1913, resolveu atacar Juazeiro, ação esta rechaçada pelo Dr. Floro Bartolomeu, com o apoio do padre Cícero, iniciando-se uma revolta que culminou com a queda do coronel Franco Rabelo do governo do Estado em março de 2014.
O desenrolar desses fatos começou com o menosprezo de Franco Rabelo ao padre Cícero e, logo em seguida, com perseguições à pessoa do sacerdote e mesmo agressões a correligionários e seguidores. Eis o testemunho de Irineu Pinheiro: “Mais de uma vez o padre Cícero se viu forçado a telegrafar a amigos e ao próprio coronel Franco pedindo providências contra espancamentos e prisões de romeiros por oficiais de polícia destacados em Juazeiro”.
Ao lado de padre Cícero, outra figura de destaque era Floro Bartolomeu. Baiano de nascimento, o Dr. Floro, médico, veio dar com os costados na região munido de nenhuma economia e muito faro aventureiro. Consoante o depoimento de Otávio Aires de Menezes, o Dr. Floro logo se fez hóspede do padre Cícero.

Leia mais...
 
Internet será estendida para mais 83 municípios cearenses PDF Imprimir E-mail
Latest
Escrito por Administrator   
Qua, 16 de Abril de 2014 01:24

Objetivo do Cinturão Digital é que serviços públicos e população sejam integrados às tecnologias via internet
Mais 83 municípios cearenses foram autorizados pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) a iniciarem processo de integração do Cinturão Digital do Ceará. O projeto, que já atua com êxito em 53 cidades, consiste na ampliação do acesso à internet em alta velocidade por meio de cabos de fibra óptica e torres de suporte para rádio que circundam o Estado.
Segundo Fernando Carvalho, presidente da Etice, o projeto já apresenta avanços, mas, aos poucos, busca uma maior penetração em todos os municípios do Ceará. “Temos municípios que são modelos, como Viçosa do Ceará, Tauá, Sobral e Aracati. São locais em que a cidade já está toda conectada e os cidadãos utilizam a internet em praças e nas escolas, porque houve um bom entendimento das prefeituras para garantir o serviço”.

 


 
LÁGRIMAS SEM GLÓRIA PDF Imprimir E-mail
Raimundo Nonato Aragão
Escrito por Administrator   
Qua, 16 de Abril de 2014 01:20

É bom ler e escrever sobre coisas leves. Música, cinema, teatro, literatura, esporte, amenidades, viagens, são temas que  nos aproximam do que há de melhor neste mundo.  Relatam o lado alegre, criativo da inteligência humana. Tratar dessas coisas é tratar  da paixão, do amor, da alegria,das emoções, enfim, da vida.
Nos últimos tempos o rádio, a televisão, blogs, jornais e revistas, falam, mostram, insistem, enfiam por nossos olhos e ouvidos, desde o despertar para a caminhada matinal até o recolhimento à cama, notícias de   corrupção, inflação, enchentes, seca, roubos, assaltos, acidentes de trânsito.

COISA PIOR.
O tema mais doloroso e assustador, porém,  presente no nosso dia a dia, refere-se à morte violenta de jovens. A violação ao Mandamento mais importante da  Lei Divina e que deveria ter a punição mais rigorosa no Código Penal, é cometida por matadores de cara limpa, em muitos casos nos domicílios das vítimas, à luz do dia, sem prisões, sem inquéritos bem constituídos.  Condenações não entram na pauta da imprensa, por que não existem.
Conforme pesquisas sérias realizadas - inclusive uma recente em Maceió - os que morrem são os mesmos que já mataram por que tiveram amigos ou parentes mortos e a corrente maligna continua sem fim. Eles matam e morrem por rixas entre gangues, galeras e patotas. O bairrismo, a marcação de território, parece ser o combustível principal do ódio, isto é, sangue e lágrimas derramados por nada. São jovens pardos, desocupados  que estão sempre agrupados em logradouros públicos. Muitas mortes, na falta de outro motivo,  são indevidamente colocadas na conta do tráfico.

Leia mais...
 
O Setor Juvenil celebra Jornada Diocesana da Juventude PDF Imprimir E-mail
Igreja
Escrito por Administrator   
Qua, 16 de Abril de 2014 01:18

“Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus” (Mt 5,3)
Por Pedro Orlanda - Secretário do Setor Juvenil Diocesano
Estimados jovens, amigos(as), animadores de grupo e movimentos de nossa diocese; e caros párocos. O Setor Juvenil Diocesano, vem lembrar, convidar e estimular a todos para a celebração da Jornada Diocesana da Juventude. Neste ano esta celebração em nossa diocese, será a nível PAROQUIAL. 
Celebraremos pelo tema: “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus” (Mt 5,3). Papa Francisco escolheu esta máxima do Evangelho como tema da Jornada Diocesana da Juventude de 2014. É a primeira Bem-Aventurança e marca o sentido de todas as demais.
Em sua mensagem para esta JMJ de 2014 (Jornada Mundial da Juventude em nível diocesano), o Papa Francisco tem insistido em sermos uma Igreja que: 1) É pobre, assumindo a pobreza como opção de vida; 2) Faz uma opção pelos pobres, indo ao seu encontro; 3) Aprende com os pobres, que são sinal profético do Reino de Deus.

Leia mais...
 
Semana Santa PDF Imprimir E-mail
Igreja
Escrito por Administrator   
Qua, 16 de Abril de 2014 01:15

Celebração do Tríduo Pascal
O Tríduo Pascal da Morte e Ressurreição do Senhor é o ponto mais alto da Liturgia. Ele é como um sol que irradia a santidade de Deus, envolvendo todos nós na mesma santidade divina. Derrama para todo o Ano Litúrgico as graças do Mistério Pascal de Cristo.
Começa na Quinta-feira Santa, na missa da noite, tem o seu centro vital na Vigília Pascal do Sábado Santo e termina na última missa do domingo da Páscoa. Não é tríduo preparatório para o Domingo da Páscoa, mas tríduo celebrativo do Mistério Pascal, em três momentos. Vejamos:


QUINTA-FEIRA SANTA
Nesse dia se comemora: 
a) – A instituição da Eucaristia, como sinal profético do evento da Cruz - b) – A instituição do sacerdócio ordenado e c) – O mandamento novo do amor, simbolizado no rito do Lava-pés. A antífona de entrada vai dizer: “A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; foi ele que nos salvou e libertou” (cf. Gl 6,14). A antífona portanto nos inicia na compreensão da dupla característica de todo o Tríduo Pascal: a cruz e a glória, ou morte e ressurreição. Aqui já é possível afirmar que não se pode compreender uma cristológia da glória sem a relação teológica com a cristológia da cruz, e vice-versa. A nossa fé une na verdade uma à outra, tornando-as inseparáveis.
Na Liturgia da Quinta-Feira Santa, canta-se o Glória, mas não se canta o Aleluia, omitidos durante toda a Quaresma. Em lugar do Aleluia, canta-se “o novo mandamento”, de Jo 13,34. Após o Glória, o Missal prevê o silêncio do Órgão até o Glória do Sábado Santo. Também não se recita o “Creio”, voltando este na Liturgia Batismal da Vigília Pascal, como “reserva litúrgica”, assim como o Aleluia. Depois da homilia, realiza-se o rito do Lava-pés, e em lugar dos ritos finais faz-se a transladação do Santíssimo para uma capela. Desnuda-se também o altar, pois a Igreja já se encontra no clima da Paixão e do despojamento.
EUCARISTIA: Sua celebração está unida ao sacrifício da Cruz e nos torna unidos a ele com toda a sua força salvífica. Em cada Eucaristia que celebramos, Cristo continua a lavar-nos os pés, convidando-nos a fazer o que ele fez. No Cenáculo, ele quis que, pelo sacerdócio ordenado, pudéssemos celebrar com ele até o fim dos tempos o mistério da Cruz, isto é, a sua eterna oferenda ao Pai pela salvação de todos. Então Sacerdócio, Eucaristia e Lava-pés formam o tripé de toda a vida cristã. O Lava-pés pode ser considerado como o ícone do amor da Igreja.

Leia mais...
 
Santa Casa Comemora o Dia Mundial da Saúde PDF Imprimir E-mail
Latest
Escrito por Administrator   
Qua, 16 de Abril de 2014 01:14

Segunda-feira, dia 7 de abril, quando se comemora o Dia Mundial da Saúde, o Grupo de Humanização da Santa Casa de Misericórdia de Sobral realizou uma série de atividades voltadas para a saúde dos seus colaboradores.  Com o tema “Cuidando de Quem Cuida”, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, massoterapeutas, nutricionistas realizaram atendimentos diversos, teste de glicemia, verificação da pressão arterial, orientações nutricionais entre outros.
O principal objetivo do evento foi promover a saúde e estimular a melhoria na qualidade de vida dos funcionários da Santa Casa de Sobral. O grupo de Humazinação do hospital foi responsável pela ação, que contou ainda com a participação de acadêmicos das instituições que desenvolvem atividades de ensino na SCMS. Destaque para o Projeto Riso, da Universidade Federal do Ceará, com estudantes da Medicina e da Psicologia.
“Ter saúde é fundamental para viver de forma plena. Sem ela, perde-se o prazer até mesmo nas pequenas coisas. Mas, ser saudável não é apenas não estar doente, é se sentir bem, ser feliz e ter qualidade de vida. Para isso, é preciso cultivar a saúde diariamente e pequenas mudanças no dia a dia podem fazer toda a diferença”, destaca a terapeuta ocupacional do hospital, Lindalva Araújo, coordenadora do Grupo 
Vanderley Moreira

 


 
Dr. Gabriel Sampaio conclui Residência Médica na Santa Casa de Sobral PDF Imprimir E-mail
Latest
Escrito por Administrator   
Qua, 16 de Abril de 2014 01:13

Na noite de terça-feira, dia 8 de abril, o médico Gabriel Freire Cordeiro Sampaio, conclui a sua Residência Médica da Universidade Federal do Ceará (UFC) na Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), na área de Clínica Médica. O seu trabalho para obtenção do título de especialista em Clínica Médica teve como tema: Perfil da ingesta de fósforo e potássio entre pacientes com doença renal crônica mantidos em hemodiálise na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, que foi submetida à apreciação da Banca Examinadora composta pelos professores: Prof. Dr. Paulo Roberto Santos (Orientador),  Prof. Esp. Cristiano Araújo Costa (Examinador) e Prof. Esp. José Henrique Gurgel (Examinador). Depois das devidas considerações dos membros da Banca Examinadora, o trabalho do Dr. Gabriel Freire Cordeiro Sampaio foi aprovado com nota 10,0 (dez). O evento aconteceu no auditório do Departamento de Ensino Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. 
wVanderley Moreira

 

 
Médica da Santa Casa faz curso de novas técnicas de ultrassonografia PDF Imprimir E-mail
Igreja
Escrito por Administrator   
Qua, 16 de Abril de 2014 01:12

A médica ginecologista obstétrica, Dra. Eveline Fernandes, do quadro de profissionais da Santa Casa de Sobral, participa, em São Paulo, de curso de especialização sobre novas técnicas de ultrassonografia, que possibilitará a obtenção de resultados com maior precisão e em menor espaço de tempo, como a identificação do sexo de um bebê antes do prazo convencional.
Aproveitando o período de férias, a médica sobralense está ampliando seus conhecimentos, para melhorar os serviços disponibilizados à população da zona norte. Dra. Eveline está cursando o 2º Ano de Residência Médica na Santa Casa de Sobral.

 

 
O médico neurocirurgião Dr. Gerardo Cristino, é indicado membro da Academia Cearense de Medicina PDF Imprimir E-mail
Latest
Escrito por Administrator   
Qua, 16 de Abril de 2014 01:12

A Academia Cearense de Medicina (ACM) concederá titulo de Membro Honorário ao médico neurocirurgião, Dr. Gerardo Cristino Filho. Ele é Professor Doutor do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Sobral e Coordenador deste Curso desde 2001. Um pioneiro da assistência neurocirúrgica e neurológica da Zona Norte do Ceará. É um dos precursores  da excelência do ensino médico em Sobral e o principal responsável pela implantação do Campus da UFC nesta cidade. A entrega do título acontece no dia 23 de maio de 2014, às 20 horas, no Auditório Castelo Branco da Universidade Federal do Ceará.
Vanderley Moreira

 

 
Campanha para doação de sangue PDF Imprimir E-mail
Em Tempo
Escrito por Administrator   
Qua, 16 de Abril de 2014 01:03


O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) intensifica a captação de doações para garantir o estoque de sangue que vai atender a demanda durante o feriadão da Semana Santa e Tiradentes, de 17 a 21 de abril. As doações podem ser feitas por todo o Estado.
A hemorrede da Secretaria da Saúde é composta de cinco hemocentros, localizados em Fortaleza, Crato, Iguatu, Sobral, Quixadá, contando também com um hemonúcleo em Juazeiro do Norte. Em Fortaleza, além da sede, o Hemoce tem um posto de coleta no Hospital IJF.

Concurso para professor da UFC
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para concurso público de professor efetivo da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Quixadá e Crateús. São 14 vagas. Os candidatos aprovados cumprirão regime de trabalho de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.
Para o campus de Quixadá, os candidatos concorrem ao cargo de professor Assistente-A e devem possuir, no mínimo, título de mestre. No campus de Crateús, os candidatos devem possuir, no mínimo, titulação de doutorado, pois concorrem ao cargo de professor Adjunto-A.

Leia mais...
 
Papa afirma que tráfico humano é uma chaga na humanidade PDF Imprimir E-mail
Igreja
Escrito por Administrator   
Qua, 16 de Abril de 2014 00:54


POR CNBB
O papa Francisco pronunciou hoje, 10, pela manhã, discurso durante a 2ª Conferência Internacional sobre Combate ao Tráfico Humano. O evento, que teve início ontem, 9, no Vaticano, é uma iniciativa da Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales, que tem a finalidade de construir uma rede de combate a este tipo de crime. Participaram do encontro cerca de 120 pessoas, entre autoridades policiais que atuam na luta contra o tráfico humano, representantes da Igreja Católica e trabalhadores humanitários.
Em seu discurso, o papa Francisco afirmou que o tráfico de seres humanos é uma “chaga no corpo da humanidade contemporânea, uma ferida na carne de Cristo”.
“O fato de estar aqui, para unir nossas forças, significa que queremos que as estratégias e as competências estejam juntas e se reforcem pela compaixão evangélica, pela proximidade de homens e mulheres vítimas deste crime”, disse o papa.
Francisco agradeceu a presença das autoridades policiais que, segundo ele, dedicam-se a lutar contra este “triste fenômeno”, e dos trabalhadores humanitários, cuja tarefa principal é “fornecer hospitalidade, cordialidade e possibilidade de resgate às vítimas”. De acordo com o papa, são duas abordagens diferentes, mas que “podem e devem andar de mãos dadas”. Para Francisco, é por esta razão que eventos como este são de grande utilidade, pois permitem o diálogo e o confronto a partir de enfoques complementares.

Leia mais...
 
Religiosos sequestrados nos camarões PDF Imprimir E-mail
Igreja
Escrito por Administrator   
Qua, 16 de Abril de 2014 00:53


Dois sacerdotes e uma freira foram levados por dois grupos de homens armados, numa região onde existem elevados índices de tráfico humano. Suspeita-se que os sequestradores pertençam ao grupo fundamentalista islâmico Boko Haram.
A participação ativa da Igreja Católica no combate ao tráfico de seres humanos, sobretudo de crianças, pode estar na origem do sequestro de dois sacerdotes italianos e uma freira canadiana, durante o fim de semana, na diocese de Maroua-Mokolo, no norte dos Camarões. Os sequestradores, divididos em dois grupos, entraram na casa dos religiosos de madrugada, obrigaram os restantes moradores a baixar a cabeça sob a ameaça de armas de fogo, e fugiram com os três reféns. 
A diocese onde ocorreu o sequestro fica nos limites da fronteira com a Nigéria e o Chade. Em novembro do ano passado, um padre francês foi feito refém na mesma zona, acabando por ser libertado um mês depois. As autoridades suspeitam que se trata de mais uma ação do grupo islâmico Boko Haram, responsável pelo sequestro de vários estrangeiros nos Camarões. Os três religiosos agora sequestrados têm participado nas atividades da Igreja Católica para combater o tráfico humano e apoiar as vítimas no norte do país. 
Fonte: http://www.fatimamissionaria.pt/artigo.php?cod=29381&sec=8

 

 
« InícioAnterior12345678910PróximoFim »

Página 1 de 226