10 animais em extinção no Brasil que podem sumir nas próximas décadas

O Brasil é o país que contém a maior biodiversidade do mundo, possuindo plantas e animais únicas e EXCLUSIVAS de nossa pátria amada. Em outras palavras, o Brasil é um território importante para todo o mundo.

Advertisement

E pensando dessa maneira, os dados de extinção previstos para os próximos anos são cruéis, estima-se que nas próximas décadas mais de 1000 espécies sejam extintas das terras brasileiras.

Advertisement

Claro, os fatores são bem variados, indo do descaso do governo à queimadas e tráficos de animais silvestres. Pensando nisso, criamos a seguinte lista que visa os 10 animais que poderão ser extintos nas próximas décadas. 

Advertisement

Araraju

Ou popularmente conhecida como Guaruba, ela vem sofrendo com as consequências do tráfico e degradação de seu habitat natural em razão das diversas queimadas e desmatamento.

Essa espécie vive na região Amazônica, e seus hábitos e “costumes” são poucos conhecidos pelos cientistas, o que dificulta bastante na preservação e conservação de sua espécie.

Arara Azul

Quem não conhece esta típica espécie brasileira? Pois bem, não é à toa que ela já foi protagonista de animações de Hollywood. Suas penas são bastante cobiçadas, devido sua exuberante beleza.

Mas o problema não se limita por aí, embora o principal motivo seja de fato a caça sem procedentes, a destruição de seu habitat ainda é um dos principais agravantes.

Ariranha

Este fofo animal é popularmente conhecido como lontra gigante ou lobo do rio e sua espécie está em GRANDE risco de extinção devido a temida e conhecida caça ilegal, mas diferentemente das demais, essa aqui tem um agravante, a poluição.

Sendo encontrada no Pantanal e na região Amazônica, ela vem sofrendo com a poluição de seu habitat, seja por lixo ou mercúrio e estima-se que em alguns anos a mesma seja extinta do território brasileiro.

Cervo-do-pantanal

Parece até uma espécie típica dos Estados Unidos, não é? Pois bem, o Brasil também possui espécies “gringas” digamos assim e o Cervo é uma boa representação dessa figura para nós.

Sofrendo pelo desmatamento ilegal e pelas caçadas das demais espécies, este animal está sofrendo sérios riscos de extinção e outro grande motivo é a respeito das construções de redes hídricas.

Gato-macarajá

No Brasil é bastante comum a adoção de gatos como animais domésticos, e os mesmos possuem diversas vertentes que são popularmente ameaçadas de extinção e um dos principais exemplo é o Gato Macarajá.

Seu pelo é pra lá de exuberante e é um dos principais motivos que levam à sua extinção, mas o desmatamento ainda é um dos problemas chaves da espécie.

Lobo-guará

Esta linda espécie sofre com o temido desmatamento e com algumas vertentes da caça ilegal, seu pelo exuberante e belo ainda atraí diversas pessoas que optam por caçá-los.

Mas assim como os demais, o desmatamento ainda é o problema alvo do risco de extinção desta espécie.

Macaco-aranha

Provavelmente você não conhecia esta espécie, ou se conhecia não sabia que ela era presente na fauna brasileira. Sendo sido “popularizada” através de desenhos animados, o Macaco-aranha ainda sofre com os mesmos agravantes dos demais.

Podemos citar ainda o tráfico ilegal dos mesmos, devido serem considerados exoticos em diversos outros países.

Mico-leão-dourado

Esta conhecida espécie já está por um fio da extinção há bastante tempo e em determinadas épocas realmente ficou aos “89” da extinção, mas a mesma não foi efetivada.

Embora tenha superado diversas tentativas de extinção, a mesma ainda segue na mira da lista negra de animais extintos. Poucos exemplares ainda estão presentes em nosso território.

Tamanduá-bandeira

Este “pequeno” animal vive em algumas regiões brasileiras e sofre com as diversas queimadas em sua respectivas regiões e para completar a pecuária vem diminuindo ainda mais a expectativa de vida da espécie.

Onça-pintada

A onça é encontrada em praticamente todos os estados brasileiros, e somente de olharmos para sua beleza podemos entender o porquê de sua extinção. Como diria o Salomão, tudo é vaidade e este é o principal motivo de sua extinção.

A caça ilegal em busca de sua pele cresce no Brasil e em todo o mundo, chegando a valores extraordinários.

O que podemos concluir?

É possível notarmos algumas vertentes que se encaixam na responsabilidade de quase todas as principais causas da extinção da maioria dos animais aqui listados e dos demais que conhecemos. E como salientado acima, tudo é vaidade.

A principal causa é bastante óbvia que é por conta da degradação do habitat natural deles, que muita das vezes são desmatados para construção de prédios e semelhantes.

Já o motivo secundário é pela caça ilegal para obtenção de matéria prima provinda dos animais, ou seja, da pele ou penas dos mesmos.

A fauna está sendo destruída por pura soberba humana e os responsáveis são irão se dar conta disso tudo quando já for tarde demais. Dinheiro é bom, mas nada se paga a rica presença da nossa grande biodiversidade.

Advertisement

Advertisement