Brasil terá maioria evangélica em 2020, segundo estatísticas


Durante o último Censo do IBGE que ocorreu em 2010, concluiu que a perda de muitos fiéis católicos, que era cerca de aproximadamente 1%, aumentou exponencialmente, quanto o aumento notório de evangélicos continuou a crescer.

O percentual de evangélicos no país cresceu 61% em 10 anos! em 2010, havia 42.310.000 evangélicos no Brasil. 22,2% da população.

Advertisement

Até o ano 2020, não irá ter outro censo oficial, todavia, há estudos periódicos que sevem para mostrar tais tendências estatísticas. Com base em um desses estudos, José Eustaquio Diniz Alves, demógrafo, afirma que a tendência é mantida e que “é possível que em 10 ou 15 anos o Brasil não tenha mais a maioria da população católica”.

A Faculdade de Teologia da PUC-SP, considera que a prática do catolicismo no Brasil é ainda mais escassa do que o número de fiéis e que não atinge 10% dos batizados na Igreja Católica que assiduamente frequentam as missas no Domingo.

Alguns dados de outras investigações recentes também validam o crescimento evangélico, especialmente nas áreas metropolitanas das grandes cidades. Por exemplo, na periferia de São Paulo, haveria 52 evangélicos para cada 100 católicos, enquanto no Rio de Janeiro eles seriam 71 para cada 100.


Advertisement