E se o Sol sumisse? O que aconteceria?

O Sol foi responsável por fornecer energia ao nosso planeta nos últimos 4,5 bilhões de anos. Essa energia permitiu que a vida florescesse ao longo da maior parte da história da Terra. Quanto dependemos do sol? Quais seriam os efeitos a curto e longo prazo na Terra se o Sol desaparecesse de repente?

Bem, nada de bom sairia do súbito desaparecimento do Sol.

Primeiro, se o sol desaparecer agora, não saberíamos por oito minutos e meio. Como nada viaja mais rápido que a luz, incluindo a força da gravidade, orbitaríamos alegremente a estrela recentemente desaparecida, sem saber de nossa morte iminente.

De repente, quando o último raio de sol caía no lado da luz do dia da Terra, o Sol simplesmente desaparecia. A noite eterna cairia sobre o planeta e a Terra começará a viajar para o espaço interestelar a 30 quilômetros por segundo.

Dentro de 2 segundos, a lua cheia refletindo os raios do sol no lado escuro do planeta também escureceria. Da mesma forma, ao longo do dia, todos os planetas em nosso sistema solar outrora feliz piscariam quando parassem de refletir a luz do sol de volta à Terra.

As temperaturas começariam a despencar e o planeta começaria a congelar. Levaria milhões de anos para o planeta congelar completamente, mas aqui na crosta terrestre, as temperaturas cairiam abaixo de 0 graus Celsius na primeira semana, caindo para um osso que arrepia -100 graus no primeiro ano.

A Terra acabaria se estabilizando em torno de -240 graus por alguns milhões de anos, enquanto a energia geotérmica ainda está funcionando. (Em outras palavras, você deve comprar um bom casaco enquanto pode).

A fotossíntese parava imediatamente e todas as plantas pereciam rapidamente. A maioria das espécies do planeta sobreviveria apenas um breve período de tempo antes de morrerem no maior evento de extinção da história do nosso pequeno mundo.

Entre as temperaturas extremas, o pânico e o colapso da civilização, a maioria da população humana seria exterminada.

Os poucos que sobrevivem precisariam migrar para mais perto do centro da terra, vivendo de energia geotérmica em uma cidade em estilo de matriz. Eventualmente, o planeta congelará e a Terra será um pedaço sólido e congelado de rocha navegando pelo espaço, mas isso não acontecerá por milhões de anos.

Felizmente, até lá, teremos encontrado uma maneira de deixar nosso mundo outrora próspero e migrar para um novo lar.

Por outro lado, as chances de o Sol desaparecer sem deixar vestígios são muito pequenas, então provavelmente não precisamos nos preocupar com isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *